Home | Artistas | News | Serviços | Contato

CHARLES CHAIM

Trabalhos | Histórico

APRESENTAÇÃO

Quando conheci o amigo Charles, há duas décadas e meia, ele era um rapaz inquieto, com sede de vida e de conhecimento. Alguns anos depois, ele foi buscar no jornalismo saciar essa inquietude e passar para as pessoas suas impressões sobre os fatos. Não foi o bastante. Informação é indústria e Charles era sensibilidade querendo expressar-se diante do mundo. Paralelamente trabalhou com teatro como ator, produtor e cenógrafo.

Em uma brincadeira com embalagens de pizza e posteriormente com sacolas, caixas de sapatos e de fósforos Charles, agora Chaim, apelido de infância herdado como diminutivo carinhoso de alguém que nasceu para ser grande, localizou o canal de sua expressão: as artes visuais.

Daí pra frente foi só alegria e trabalho. Foram exposições individuais e coletivas, experimentações artísticas diferenciadas e reconhecimento público que o levou a transpor as barreiras geográficas e levar sua arte para outros países.

Sua obra é pautada pelo desejo incansável de renovar-se, de descobrir-se e de expressar-se diante de um mundo sempre cheio de transformações. Ligado à vanguarda em todas as formas de expressão artística, encontrou na pop art uma forma de produzir releituras de rostos e gestos de seus amigos e de celebridades nacionais e internacionais. Dentro desse ecletismo, Charles Chaim é um artista que se permite.

Fugindo das convenções, busca dentro de si os caminhos que deem prazer e possibilitem a expressão fulgente de seu pensamento e de seu olhar. Talvez por isso ele tem sido bem aceito e o seu trabalho contemplado. Por arriscar-se, por permitir-se e por deliciar-se com uma arte descomprometida de grandes ambições e livre por natureza.”

Carlos Guimarães Coelho (Jornalista)

"Já se foram vinte anos desde que Charles Chaim começou dividir seu tempo entre as pautas do jornalismo e as artes plásticas. Chaim dedicou 10 anos de trabalho a comunicação e paralelamente se expressava artisticamente em trabalhos com o teatro amador em Uberlândia. Em meados dos anos 90, quando ainda atuava como repórter de jornal, as constantes idas e vindas pelos bairros mais carentes de Uberlândia o levaram a pensar sobre um assunto sério: o lixo que produzimos e seu destino final. Mesmo que na época ainda não se falasse tanto em reciclagem, o artista resolveu fazer um alerta sobre como aproveitar melhor as coisas que descartamos. Seguindo este raciocínio, e seu amor às artes, embalagens de pizza serviram para o artista se expressar e mostrar que podemos e devemos pensar melhor sobre nossa casa e o meio que vivemos. Pintura e colagem foram técnicas que usou para criar painéis divertidos reaproveitando as embalagens, um trabalho despretensioso que traria à tona a alma de artista de Chaim.

A primeira Exposição.

A convite da cantina italiana Don Giuseppe Chaim expôs seus primeiros trabalhos, mostra que nasceu com o objetivo de chamar a atenção para a preservação do nosso planeta. Neste mesmo espaço, o artista expos também uma série de oratórios, todos criados com caixas de sapatos e outros tipos de materiais reciclados. Ainda nesta linha de reaproveitamento de materiais, foi na Casa de Ideias que Chaim apresentou uma série de obras que tinham como suporte sacolas de compras, que ganharam nova função estética com muitas cores e criatividade. A partir daí, não parou mais. Fez experimentações com outros materiais reaproveitáveis até começar a transpor sua arte para as telas, iniciando ali sua profissionalização nas artes plásticas.

Conquistando o mundo

Depois de algumas exposições em Uberlândia, Brasília e outras cidades brasileiras Charles Chaim participou de mostras importantes em Paris, a primeira delas foi no Salon Du Carrousel Du Louvre em 2009 e no ano seguinte o Art en Capital, no magnífico e suntuoso Grand Palais. Em 2010 participou da Art Expo em Nova Iorque e assim que desembarcou no Brasil foi convidado pelo Art Advisor Eduardo Esteves para realizar sua primeira exposição em São Paulo. O badalado Restaurante Mestiço, que já nasceu também com a intenção de valorizar a arte brasileira, foi o local escolhido para a chegada do artista, onde paulistanos e turistas do mundo todo puderam conhecer seu trabalho. Depois disso os convites não pararam mais, foram várias exposições em galerias de São Paulo e cidades vizinhas. Atualmente seus trabalhos também participam de duas mostras de decoração na capital paulista.

Comemorações

Em 2018 Charles Chaim completa 20 anos de amor e dedicação às artes plásticas e as comemorações começam já em dezembro próximo, quando volta ao Mestiço para mais dois meses de exposição. O renomado restaurante também comemora seus 20 anos de sucesso em São Paulo, motivo mais do que suficiente para que Chaim fosse convidado para mostrar lá seus mais novos trabalhos. A exposição poderá ser visitada a partir do dia 5 de dezembro e fica em cartaz pelos próximos dois meses. Um ótimo programa para sua próxima visita a São Paulo. E as comemorações estão só começando!"

Rogério Rodrigues da Cunha (Jornalista e Fotógrafo)

PARTICIPAÇÕES

  • 2011 - Ilustração Guia da revista Rolling Stone - Disco de Chico Buarque
  • 2011 - Obras publicadas no livro "Arte Brasileira na Contemporaneidade"
  • 2011 - Prêmio de "Melhor Artista" (votação popular) Revista Glass de Uberlândia
  • 2010 - Participação no livro "Corinthians 100 anos de Paixão" (Retrato do ex jogador Rebollo)

CURRÍCULO

  • 2017 - Coletiva - Inn Gallery - São Paulo - SP
  • 2016 - Individual - Caleidoscopio - Estudio Davi Dalmau - SP
  • 2013 - Individual - La Habana-New York, Um diálogo possível - Glen Art Galeria - Aldeia da Serra - SP
  • 2012 - Individual - PopLouded II - Galeria 358 A - São Paulo - SP
  • 2011 - Coletiva - ArtExpo - New York - USA
  • 2011 - Coletiva - Pluripolar Galeria Qaz - São Paulo - SP
  • 2010 - Coletiva - Art em Capital - Grand Palais - Paris - França
  • 2009 - Coletiva - Societè Nationale Des Beus - Arts - Salon Du Carrousel Du Louvre - Paris - França
  • 2008 - Coletiva - Artistas Brasileiros Novos Talentos - Salão Negro do Palácio do Congresso Nacional - Brasília - DF
  • 2006 - Individual - Casa de Idéias - Uberlândia - MG
  • 2004 - Individual - PopLouded - Galeria Center Shopping - Uberlândia - MG

©2007-2018 Eduardo Esteves Arts Management  •  Todos os direitos reservados

 

eeam home