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MARAMGONÍ

Trabalhos | Filmes | Histórico

APRESENTAÇÃO

Maramgoní nasceu em São Paulo, em 1972, e desde menino demonstrou interesse por desenho, já mostrando grande habilidade com formas e proporções. Começou a pintar aos 9 anos e não parou mais, como autodidata, evidenciando precocemente seu talento para a pintura. Ainda adolescente, começou a dar aula com tinta a óleo, em 1987 abre seu atelier, onde veio a ter seus próprios alunos.

Acadêmico, Maramgoní segue a linha por certo tempo, até se deparar com a necessidade de romper barreiras e buscar novas linhas. Utilizando uma preferência pessoal, começa a fazer estudos com a arquitetura, mais especificamente a greco-romana.

Não demora muito, surge à questão: por que não retratar a arquitetura local?

E assim, Maramgoní dá início à sua série de obras sobre a São Paulo do século XIX, retratando o vale do Anhangabaú, Avenida Paulista, edifício Altino Arantes (Banespa), entre outros endereços e marcos famosos da cidade, em acrílica sobre tela – tendo como base fotografias antigas, livros de história etc.

Após passar por vários momentos, linguagens e estilos, encontra nas suas visões urbanas um assunto que pode desenvolver dentro de uma técnica balizada pelo conhecimento dos cânones do academicismo, como conceitos de luz e sombra e diálogo entre as cores, com a pesquisa autodidata desde o primeiro contato com a pintura.

Maramgoní oferece sua visão de arte por meio de uma obra que toma o universo citadino como ponto de partida. Cada nova imagem é um processo de consolidação de sua pintura no mundo e sua afirmação para estabelecer sua própria linguagem, lírica nos seus melhores momentos, abstrata, no sentido de colocar questões, e urbana por ter nos edifícios e na cidade o assunto que estimula a sua matriz criadora.

Seguindo um caminho natural, sua arte amadurece, e o desafio técnico e sua relação visceral com as tintas e a tela o leva a outros desafios.

“Mais do que discutir a arte, o artista necessita ter um envolvimento com aquilo que faz principalmente no aspecto de buscar um aprimoramento técnico e uma linha de trabalho que o satisfaça enquanto pesquisa estética”. - diz Maramgoní

Após 20 anos de carreira artística, participou de diversas exposições individuais e coletivas, no Brasil e no esterior. Suas obras fazem parte de importantes acervos particulares e públicos.

HISTÓRICO

Exposições Coletivas

• Casa de Arte Brasileira - Campinas - SP (1988)
• XII Salão de Artes Plásticas de Franca - Franca - SP (1988)
• 1° Salão de Artes Plásticas de Santo Amaro - Pinturas e Esculturas – São Paulo - SP (1989)
• Salão de Artes de Itatiba - SP (1989)
• Leilão de Arte Hotel Itatiaia - Passo Fundo - RS (1989)
• XIV Salão de Artes Plásticas de Franca - SP (1990)
• Festival de Inverno Termas de Epitácio - Presidente Epitácio - SP (1990)
• Leilão de Artes Valdir Ferreira – São Paulo - SP (1990)
• III Salão de Artes promovido pelo São Paulo Futebol Clube - SP (1990)
• Galeria da Associação de Médicos de Santos - Santos - SP (1991)
• VI I Semana de Arte "Tarsila do Amaral" - Capivari - SP (1991)
• Galeria Salão das Artes - Presidente Prudente - SP (1991)
• Leilão de Arte Mauro Zucherman – São Paulo - SP (1991)
• Galeria de Artes Jacques Ardies - São Paulo - SP (1992)
• Salão Artista do Ano A. P. B. A. (1992)
• 9° Salão de Abril - Franca - SP (1992)
• 40° Salão de Belas Artes - Piracicaba - SP (1992)
• Sociedade Brasileira de Artes Visuais - Projeto Brasil - São Paulo - SP (1993)
• III Salão de Artes Mariana - Mariana - MG (1993)
• Sociedade Brasileira de Artes Visuais - Projeto Brasil - São Paulo – SP (1994)
• II Mostra de Arte Regional de Presidente Epitácio - SP (1994)
• 9° Salão de Artes de Arceburgo - MG (1994)
• Sérgio Longo Galeria de Arte - São Paulo - SP (1995)
• Festival de Inverno de Presidente Venceslau - SP (1995)
• Sérgio Longo Galeria de Arte - São Paulo - SP (1996)
• Arte Naif Brasileira - Evoluart - São Paulo - SP (1996)
• "Cores do Brasil" - Oswaldo Cruz - SP (1996)
• Bienal "Naif' do Brasil- Piracicaba - SP (1996)
• Sérgio Longo Galeria de Arte - São Paulo - SP (1997)
• Anna Galeria de Arte - Campinas - SP (1997)
• Exposição Itinerante "Palácio da Cultura" - Presidente Prudente - SP (1997)
• Bienal "Naif' do Brasil- Sesc Piracicaba - SP (1998)
• II Mostra de Arte de Presidente Prudente - Presidente Prudente -SP (1998)
• Exposição Mapa Cultural Paulista - São Paulo - SP (1998)
• Clube Militar - Brasília - DF (1999)
• Palácio das Artes - Belo Horizonte - MG (2000)
• Exposição Mapa Cultural - Secretária da Cultura - São Paulo - SP (2001)
• "Fenapesca" P. Figueiral - Presidente Epitácio - SP (2001)
• Coletiva dos 500 anos do Rio São Francisco - Palácio das Artes - Belo Horizonte - MG (2001)
• Lobby do Hotel Hilton - São Paulo - SP (2002)
• Associação dos Médicos de Santos - Santos - SP (2003)
• Banco de Arte - São Paulo - SP (2005)
• Galeria 22 - São Paulo - SP (2005)
• Milu MoSlfi Leilões - São Paulo - SP (2005)
• Bel Galeria de Arte & Antiquário - São Paulo - SP (2005)
• V Salão de Artes Plásticas "Alfredo Mucci" - Extrema - MG (2005)
• Galeria Mali Villas Bôas - IX Salão Art in Forma IX - São Paulo - SP (2005)
• III Mostra Darcy Penteado de Arte - Museu do Café - Santos - SP (2005)
• Portal Galeria de Arte - São Paulo – SP (2006)
• Casa Cor 2007 – São Paulo SP (2007)
• Área Artis - São Paulo – SP (2007)
• Espaço Arte Mizrahi - São Paulo - SP (2007)
• Época Galeria de Artes - Goiânia - GO (2007)
• New York Gallery - São Paulo – SP (2007)
• Brazil Gallery - São Paulo - SP (2007)
• Bel Galeria de Arte - São Paulo - SP (2007)
• Marcelo Neves Galeria de Arte - São Paulo - SP (2008)
• Flávio Miranda Galeria de Arte - São Paulo - SP (2008)
• Uffizi Espaço Comtemporâneo - Caxias do Sul - RS (2008)
• Casa do Brasil - Madri – Espanha (2008)
• Off Bienal 4 – São Paulo SP (2010)
• Société Nationale Dês Beaux-Arts – Salon Du Carrousel du Louvre – Paris (2010)
• Galeria Marcelo Neves – São Paulo SP (2010)
• 1° Mostra Fernando Figueiredo de Arte Contemporânea – galeria Sérgio Caribé – São Paulo SP (2011)
• Galeria Garcia Arte – São Paulo – SP (2011)

Exposições Individuais

• 1ª Exposição Individual Esporte Clube Banespa - São Paulo - SP (1989)
• Espaço Cultural Banco do Brasil - São Paulo - SP (1991)
• Roca Galeria de Artes - Marinha Grande - Portugal (1991)
• Galeria de Artes Brazil - Lisboa - Portugal (1993)
• Circolo Sardo Oggi in Brasile - Bolonha - Itália (2000)
• II Expo Metal Head - São Paulo - SP (2003)
• 7° Convenção Internacional Tattoo - São Paulo - SP (2003)
• Galeria Ferre - Buenos Aires - Argentina (2003)
• Espaço Cultural Ícone - São Paulo - SP (2005)
• Espaço Cultural Palladio - São Paulo - SP (2005)
• Café Decor - São Paulo - SP (2005)
• Espaço Cultural Imperatriz 23 - São Paulo - SP (2006)
• Centro Cultural Africano - São Paulo - SP (2006)
• Centro de Eventos Rio Negro - Alphaville - SP (2008)
• Casa Cor - São Paulo - SP (2008)
• Mestiço - São Paulo - SP (2008)
• Piola - São Paulo – SP (2008)
• Formula GT3 – Paddock Vip – Interlagos São Paulo SP (2009)
• Galeria Romero Britto - SP(2009)
• Galeria Experimenta – São Paulo SP (2009)
• Galeria Romero Britto - Miami USA(2009)
• Itaipava GT Brasil – Paddock Vip – Interlagos – São Paulo SP(2009)
• Assembléia Legislativa de São Paulo – São Paulo SP (2009)
• Daslu – São Paulo SP (2009)
• Casa Cor Gourmet – São Paulo SP(2009)
• Flávio Miranda Galeria de Arte – São Paulo SP (2009)
• Jockey Club de São Paulo – São Paulo SP(2010)
• Casa Cor Talento – São Paulo – SP (2010)
• Galeria Romero Britto – São Paulo SP (2010)
• Galeria Bahiarte – Londrina - PR(2011)
• Pinacoteca Benedito Calixto – Santos SP(2011)
• Galeria Garcia Arte – São Paulo SO (2012)
• Hotel Hilton Morumbi – Canvas – São Paulo SP(2012)

Premiações

• Medalha de Ouro - VII Semana de Arte "Tarsila do Amaral" - Capivari SP (1991)
• Menção Honrosa - 40° Salão de Belas Artes - Piracicaba - SP (1991)
• Medalha de Prata - Sociedade Brasileira de Artes Visuais - Projeto Brasil - São Paulo - SP (1993)
• Medalha de Ouro - III Salão de Artes Mariana - Mariana - MG (1993)
• Medalha de Ouro - Sociedade Brasileira de Artes Visuais - Projeto Brasil - São Paulo - SP (1994)
• Medalha de Ouro - Festival de Inverno de Presidente Venceslau - SP (1995)
• Medalha de Prata - II Mostra de Arte de Presidente Prudente - SP (1998)
• Menção Honrosa - Palácio das Artes - Belo Horizonte - MG (2000)
• Menção Honrosa - IX Salão Art in Forma - Galeria Mali Villas Bôas – SP (2005)
• Menção Honrosa - IV Salão de Artes Plásticas "Alfredo Mucci" – Extrema - MG (2005)
• Prix Spécial - Société Nationale Dês Beaux – Arts – Salon Du Carrousel Du Louvre – Premio Especial do Salão – Paris – (2010)

Outros

• Obras no cenário da novela Éramos Seis – SBT (1994)
• Catálogo de Artes Plásticas do Brasil - Júlio Louzada (1997)
• Doação à Associação Brasileira de Talassemia (ABRASTA) de tela para a agenda da entidade - tema doação de sangue (2009)
• Tela com a pintura do carro do tricampeão da Stock Car, Chico Serra (2009)
• Cowparade – Vaca da garoa (2010)
• Rino Mania – Rinovando São Paulo(2011)
• Call Parade – Call Vivo São Paulo (2012)
• Tela com pintura comemorativa 40 anos 1° Campeonato Mundial Emerson Fittipaldi


TEXTO CRÍTICO

Abstrações Urbanas

Pintar pode ser um desafio técnico, mas, antes de tudo, precisa ser uma relação visceral com as tintas e a tela. Mais do que discutir a arte, o artista necessita ter um envolvimento com aquilo que faz principalmente no aspecto de buscar um aprimoramento técnico e uma linha de trabalho que o satisfaça enquanto pesquisa estética.

Maramgoní, com suas Abstrações urbanas, atinge um resultado plástico instigante. Desde os 9 anos, ao acompanhar as aulas de pintura que a mãe fazia, entrou no universo das tintas. E não parou mais. Acompanhou os primeiros passos na técnica e, ainda adolescente, começou a dar aula com tinta a óleo.

Após passar por vários momentos, linguagens e estilos, encontra, nas suas visões urbanas, um assunto que pode desenvolver dentro de uma técnica balizada pelo conhecimento dos cânones do academicismo, como conceitos de luz e sombra e diálogo entre as cores, com a pesquisa autodidata desde o primeiro contato com a pintura.

As visões urbanas de Maramgoní estão caracterizadas por um fazer técnico que leva em conta princípios de arquitetura, como perspectiva e continuidade das linhas, mas, progressivamente, existe um processo de desconstrução daquilo considerado bem feito.

Nas telas trabalhadas em cinza, ocorre a visualização de uma cidade, mas esse referencial é, pouco a pouco, destruído, não de maneira aleatória, mas pela introdução, por exemplo, de mais de uma perspectiva em cada quadro ou pelo uso de massas de cor que quebram expectativas renascentistas de ou ainda por respingos à Pollock que, muito mais que marcas eventuais ou incertas, tendem a surgir a partir das próprias estruturas arquitetônicas evocadas.

A cidade, geralmente São Paulo, nesse processo de construção e desconstrução de imagens, pouco a pouco, perde seu referencial mais direto e se torna um local impessoal e universal. O que começa a ser ressaltado é a pincelada em si mesma e a técnica. Gradualmente, a preocupação deixa de ser o que se pinta para ser como se pinta.

Esse é o grande passo de um criador. No momento em que se debruça sobre o metiê, sobre a melhor maneira de resolver os problemas que a feitura coloca, o artista começa a mergulhar mais e melhor nas formas que encontra de desenvolver um assunto e uma técnica.

O universo urbano, pontuado pela entrada gradual de áreas abstratas que, muito menos que esconder a referencialidade exterior, a valorizam no sentido de promover um rico diálogo entre o manifesto e o sugerido, torna-se então a metáfora da velocidade pela qual o pintor paulistano parece aprimorar o seu trabalho.

Maramgoní oferece sua visão de arte por meio de uma obra que toma o universo citadino como ponto de partida. Cada nova imagem é um processo de consolidação de sua pintura no mundo e sua afirmação para estabelecer sua própria linguagem, lírica nos seus melhores momentos, abstrata, no sentido de colocar questões, e urbana por ter nos edifícios e na cidade o assunto que estimula a sua matriz criadora.

Oscar D’Ambrosio - Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Mackenzie, é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. Integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil)

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